OBJETIVOS:
Ø Promover a reflexão sobre a violência contra a mulher a partir de uma visão integral.
Ø Sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para o combate à violência contra a mulher.
Ø Conhecer a Lei Maria da Penha.
Ø Refletir sobre a situação de violência à mulher nos textos literários.
Ø Identificar as determinantes sociais, econômicas, culturais e espaciais que influenciam nas concepções sobre o amor.
Ø Discutir questões éticas e morais implícitas nas letras de músicas atuais.
Ø Produzir textos diversos sobre o amor (argumentativos, poéticos, paródias.)
Ø Apresentar as diversas visões sobre tema, usando as linguagens verbal e não verbal.
DISCUSSÃO DO CONTEXTO
Questões éticas e morais.
Análise de letras de músicas.
Determinantes sociais, econômicas, culturais e espaciais que influenciam nos relacionamentos amorosos.
O amor no contexto das relações sociais.
O que é violência.
O combate à violência contra a mulher.
Campanhas e programas de combate à violência contra a mulher.
METODOLOGIA
Apresentação do Projeto às turmas com exibição do vídeo “Quem ama abraça”.
Discussão sobre o Projeto (seus objetivos, execução, período, culminância, resultado final).
Exibição do filme “Anjos do Sol”.
Exibição de slides – o que é violência, tipos de violência.
Comparação entre letras de músicas atuais e de décadas passadas, cuja temática seja a mulher.
Análise de campanhas de publicidades que veiculam uma visão erotizada do universo feminino.
Produção de textos.
Socialização dos trabalhos realizados.
RECURSOS
Projetor de imagem e áudio – Data show;
Notebook;
Laboratório de informática com 20 máquinas e acesso à internet;
Impressora;
Máquina fotográfica digital;
Jornal;
Aparelho de DVD e TV;
Minisistem;
Caixa de som amplificada.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua tanto do trabalho como dos alunos.
À medida que as atividades forem realizadas, os alunos farão comentários sobre as mesmas, sugerindo e propondo novas formas de se trabalhar o tema.
Na avaliação do aluno será considerada sua participação, o envolvimento e interesse no trabalho e a sua pontualidade no cumprimento da tarefa proposta.
A avaliação dos textos produzidos será baseada nos seguintes critérios: adequação ao tema; correção gramatical; emprego dos recursos expressivos de cada gênero textual; clareza na exposição das ideias.
CRONOGRAMA
Período: Fevereiro e março/2012.
Semana de 13 a 15/02:
Apresentação do Projeto às turmas.
Discussão sobre o Projeto.
Seleção de materiais a serem trabalhados.
Semana de 23 a 24/02:
Exibição do filme ”Anjos do sol”.
Análise oral do filme.
Semana de 28/02 a 02/03:
Execução do Projeto.
Estudo de Textos – confronto entre letras de músicas atuais e antigas.
Semana de 06 a 09/03:
Discussão: O que é violência.
Semana de 13 a 16/03:
Estudando os direitos legais conquistados pelas mulheres.
Constituição Federal; Declaração Universal dos Direitos Humanos; Lei 9394/96; Lei Maria da Penha.
Semanas de 20 a 23/03 e 27 a 30/03:
Produção dos trabalhos a serem apresentados.
Culminância: Socialização dos trabalhos produzidos.
TEMÁTICAS POR TURMA
1º B – O que é violência.
3º D – Campanha e propaganda de combate à violência contra a mulher.
1º C – A mulher apresentada pela sociedade consumista e Mulheres que fizeram nossa história.
Posteriormente estaremos publicando os trabalhos produzidos pelos alunos.